Famílias Tipográficas
Olá outra vez!!!!!😀 Prontos para mais uma semana de trabalho? Eu estou, por isso bora lá. Hoje vou escolher uma fonte tipográfica e vou-vos contar a sua história. Mas, antes de tudo precisamos de saber o que é uma família tipográfica.
Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas caraterísticas estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral.
A família tipográfica que eu escolhi foi a Tahoma. Esta é uma família tipográfica sem serifa de grande legibilidade, desenhada por Matthew Carter. Foi publicada em 1999 e é instalada por padrão em todos os sistemas Macintosh e Windows, sendo a fonte padrão do Windows XP. A primeira aparição da Tahoma foi num pacote de "fontes da web", que esteve disponível para download gratuito a partir do site da Microsoft durante muitos anos. Muitas distribuições da Linux e Unix também a utilizaram. Frequentemente, é considerada uma excelente fonte tipográfica para a leitura na tela do monitor, para o qual foi concebida. Já que é instalada na maioria dos computadores do mundo, é muito usual encontrá-la como fonte de texto principal de uma página web.
Comentários
Enviar um comentário