Desinformação, deepfake e fake news
Olá outra vez😀! Estou de volta para mais um post, mas desta vez um pouco mais sério. Acho que todos sabemos que o que é posto a circular na internet rapidamente se propaga por todo o mundo e muito dificilmente conseguimos eliminar essa informação. Bem, é exatamente disso que venho falar hoje.
Algo que ocorre frequentemente durante as campanhas políticas, por exemplo, é a utilização de técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Isto chama-se desinformação. Tem como objetivo influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados.
Outro tipo de informação falsa é aquilo a que se dá o nome de deepfake. Deepfake é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas a fazer coisas que, na verdade, nunca fizeram. A técnica que permite fazer as montagens de vídeo já gerou desde conteúdos pornográficos com celebridades até discursos falsos de políticos influentes.
Deixo este vídeo em baixo, para os meus leitores perceberem o quão real pode parecer um vídeo falso.
Por último, mas não menos importante, temos as fake news. Fake news é um termo inglês usado para se referir à divulgação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais. Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Nalguns casos, os autores criam-nas com o intuito de atrair pessoas para os sites e, assim, faturar com a publicidade digital. No entanto, para além disso, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos, prejudicando pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
Um estudo feito nos Estados Unidos mostra que probabilidade de alguém republicar uma notícia falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira e é por isso que chegam a tanta gente. Estas notícias falsas constituem uma ameaça às democracias uma vez que, facilmente, um candidato político pode denegrir a imagem do seu opositor e ganhar avanço nas eleições.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Desinforma%C3%A7%C3%A3o
https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm
https://www.justificando.com/2018/10/18/as-noticias-falsas-e-a-ameaca-a-democracia/
Imagens e vídeos:
https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/pandemia-desinformacao-pode-custar-vidas1
Comentários
Enviar um comentário